Criar um usuário ‘Administrador‘ com privilégios máximos através do phpMyAdmin é uma tarefa relativamente fácil. No tutorial de hoje, eu vou te mostrar como como fazer isso de forma rápida e fácil. Esse tutorial é útil quando você perde seu acesso ao backend do WordPress, mas ainda possui acesso ao painel de hospedagem de sites.
Na maioria dos casos, você poderá acessar o phpMyAdmin pelo painel de sua hospedagem de sites. Se você usa cPanel por exemplo, a opção ‘phpMyAdmin’ estará disponível logo na página principal do painel. No cyberpanel, você verá a opção ‘phpMyAdmin’ ao clicar na opção ‘Databases’ no Menu Principal do Painel.
Em alguns casos, você precisará fornecer o nome do usuário e a senha do banco de dados. Mas não se preocupe, você encontrará essas informações no arquivo wp-config.php, que fica no diretório principal (public_html) do seu site. As informações de usuário, nome do banco e senha, estão nas seguintes linhas: ‘DB_NAME’, ‘DB_USER’ e ‘DB_PASSWORD’, veja abaixo:
Se você não usa painel de hospedagem e possui apenas acesso FTP, você precisará baixar e extrair o phpMyAdmin para a raiz do seu site para acessar o banco de dados. Eu fiz um tutorial ensinando como faz isso, clique aqui.
Se você não precisou autenticar e na sua conta de hospedagem possui outros bancos de dados de outros sites, você precisará localizar o seu banco de dados correto (de acordo com o wp-config do site) no menu lateral da página inicial do phpMyAdmin. O nome do banco deve ser exatamente igual ao que aparece em ‘DB_NAME’, no arquivo wp-config.php, veja abaixo:
Agora que você encontrou seu banco de dados, clique nele (conforme circulei acima), depois clique em SQL, e insira o código abaixo:
INSERT INTO wp_users (user_login, user_pass, user_nicename, user_email, user_status)
VALUES ('Alexandre', MD5('suanovasenhasegura'), 'alexandre', '[email protected]', '0');
INSERT INTO wp_usermeta (umeta_id, user_id, meta_key, meta_value)
VALUES (NULL, (Select max(id) FROM wp_users), 'wp_capabilities', 'a:1:{s:13:"administrator";s:1:"1";}');
INSERT INTO wp_usermeta (umeta_id, user_id, meta_key, meta_value)
VALUES (NULL, (Select max(id) FROM wp_users), 'wp_user_level', '10');
No nosso exemplo, nosso usuário será ‘Alexandre’, com a senha ‘suanovasenhasegura’. Na linha 2 do código, troque todos os valores de exemplo pelos seus próprios valores.
Feito isso, você já poderá efetuar o login com o usuário criado.
É importante lembrar que esse tutorial servirá apenas se o prefixo do seu banco de dados for o padrão ‘wp_’. Verifique no seu arquivo wp-config.php qual o prefixo do seu banco.