Hoje nós vamos ver um pouco mais sobre o DNS Reverso do Servidor, ou simplismente rDNS, e sua importância para que os emails no seu servidor Linux possam funcionar de maneira correta.
rDNS ou Sistema de Nomes de Domínio reverso é um protocolo usado para descobrir a determinação de um nome de domínio associado ao IP do servidor.(server.exemplo.com.br).
Ao traduzir o endereço de IP do servidor de envio em hostname , a verificação do rDNS determina se o endereço de IP do servidor está conectado a um nome de domínio autêntico. As verificações do rDNS também confirmam que o e-mail não é enviado de usuários dial-up ou de um espaço de IP dinâmico, métodos usados por spammers.
Durante a pesquisa do rDNS, o servidor SMTP buscará pelo Registro PTR para confirmar se o endereço de IP do servidor corresponde ao do nome de domínio enviado pelo cliente SMTP no comando HELO.
HELO é um comando SMTP enviado por um servidor de e-mail para se identificar ao se conectar com outro servidor de e-mail e iniciar o processo de envio do e-mail. Ele é seguido pelo nome de domínio do servidor (hostname).
O Registro PTR é como uma versão inversa do registro A principal. Enquanto um registro A mapeia o domínio para um endereço de IP, o registro PTR mapeia o endereço de IP para um hostname. Portanto, o registro PTR garante que o seu endereço de IP vai se conectar com o seu host de maneira legítima.
Então basicamente falando, o ‘rDNS do servidor’, que é na verdade o seu registro ou zona PTR permitem definir o registro DNS reverso associado ao endereço IP externo de um servidor para que os aplicativos que dependem desses registros funcionem conforme esperado.
Por isso é muito importante que o seu registro PTR esteja configurado corretamente na hora de enviar suas mensagens de e-mail.
A maioria dos provedores fornecem uma função específica dentro de seus paineis para que o usuário altere seu rDNS de forma rápida e fácil. No exemplo abaixo, ensino como alterar seu registro PTR na Contabo.